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PENSAR ARQUITETURA COM DIAGRAMAS

Modalidade: Presencial

  • 8 Aulas
  • Campus: Vila Mariana

Modalidade: Presencial

  • 8 aula(s)
  • Campus: Vila Mariana

R$1450,00

ou 6x de R$

241,66

  • Dias: Quartas -feiras
  • Horário: 19h00 ás 22h00
  • Carga: 24 horas
  • Faixa Etária: A partir dos 18 anos
  • Modalidade: Presencial

Sobre

O intuito do curso é ampliar o repertório dos alunos em relação ao tema do diagrama, proporcionando maior domínio e compreensão de como utilizar esta ferramenta de investigação e experimentação na arquitetura. Apresenta-se o uso desta ferramenta para analisar projetos de arquitetura; estabelecer relações diversas; resolver problemas; revelar potências; sintetizar informações complexas; trabalhar com sobreposição de camadas de dados; conectar o abstrato e o concreto entre outras coisas.

programa

  • Apresentações e informativos;
  • Conceito de diagrama;
  • Diagrama e a Semiótica Peirceana;
  • Diagrama e a Filosofia Deleuzeana;
  • Conceito de diagrama na Arquitetura.
  • O diagrama na história da Arquitetura: usos e funções;
  • Tipos e sistemas de diagramas;
  • Atividade Prática: análise de projetos individual utilizando os sistemas apresentados na aula.
  • Diagramas analíticos e metodológicos;
  • A importância do diagrama como ferramenta de análise e construção de repertório;
  • Atividade Prática: análise de projetos – questionando os pontos de partida: conceito, lugar e programa de necessidades. Composição de dinâmicas individuais e em grupo.
  • Genealogia do diagrama em Eisenman – Colin Rowe, Rudolf Wittkower, Texas Rangers, John Hejduck;
  • Diagramas de anterioridade, interioridade e exterioridade de Peter Eisenman.
  • Atividade Prática: proposição de projetos a partir de operações de geração de formas com maquetes-diagramas.
  • Paisagens informacionais e diagramas digitais;
  • Diagramas Holandeses: Rem Koolhaas (OMA), MVRDV, UNStudio.
  • Atividade Prática: proposição de projetos a partir de operações de dados informacionais com diagramas – questionando os pontos de partida: conceito, lugar e programa de necessidades.
  • Atividade Prática: diagrama-síntese do conteúdo do curso;
  • Discussões das atividades e compreensão da ferramenta
  • Fechamento do curso.

Para quem é o curso

Estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo ou arquitetos e urbanistas recém-formados.

Professores

Eduardo Katayama

Eduardo Katayama é arquiteto e urbanista formado em 2018 e atualmente cursa Filosofia. É membro do Grupo Desvios e entusiasta do estudo e crítica da Arquitetura e do Projeto.

Marina Pedreira de Lacerda

Marina Pedreira de Lacerda é docente em uma universidade em São Paulo e integrou a equipe editorial das revistas científicas de uma escola de arquitetura em São Paulo de 2017 a 2023. Concluiu o mestrado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade em 2019, além de possuir especialização em Design Estratégico e graduação em Arquitetura e Urbanismo. Em 2021, fundou o Grupo Desvios, um coletivo independente focado na elaboração de processos de criação e práticas pedagógicas no campo ampliado da Arquitetura.

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