Fotografia de Rua – 03, 04 e 05/11

Free

Categories: CURSOS LIVRES
Includes lifetime access

Course Overview

MODALIDADE DIGITAL CLASS

  • Neste curso todas as aulas serão ao vivo e em tempo real! Sendo assim, organize-se para não perdê-las. Os conteúdos serão disponibilizados nas datas e horários indicados aqui, não ficando disponível para acesso após a conclusão do curso. 

INFORMAÇÕES

Dias: Quarta, Quinta e Sexta
Horário: 19h00 às 22h00
Carga horária: 09 horas
Unidade: São Paulo
Número de Parcelas: 5 vezes


OBJETIVO

Apresentar conceitos de fotografia de rua e suas diferentes abordagens, tendo como referências estudos teóricos e trabalhos fotográficos históricos contemporâneos;

– Discutir processos de produção fotográfica e elementos de sua linguagem que contribuam para o aprimoramento técnico e para o desenvolvimento da fotografia de rua como expressão pessoal;

– Estimular a produção de ensaios e narrativas fotográficas pessoais, tendo a fotografia de rua não apenas como um gênero fotográfico, mas como um meio de ver e de se relacionar com os espaços públicos e seus personagens.

 


PÚBLICO

Estudantes, fotógrafos, artistas visuais, documentaristas, pesquisadores da área e pessoas que buscam desenvolver suas produções fotográficas pessoais ou estudos relacionados a fotografia como meio de expressão e representação em espaços públicos e urbanos.


PROGRAMA

AULA 1

INTRODUÇÃO

– Apresentação do plano de aula;

– Breve história da fotografia de rua;

–  Conceitos e diferentes abordagens na fotografia de rua;

– Referências: apresentação e análises de trabalhos fotográficos históricos relacionados a fotografia de rua;

AULA 2

EQUIPAMENTOS E LINGUAGEM NA FOTOGRAFIA DE RUA

– A escolha dos equipamentos para fotografia de rua: câmeras, objetivas e outros ;

– Enquadramentos e composição;

– Foco: além de seu conceito tradicional;

– Contrastes: sobre formas e assuntos nos espaços públicos e urbanos;

– Luz;

– Movimentos;

– Simetria;

– Reflexos

– Molduras;

– Ângulos;

– Cor ou preto e branco (PB): linguagem e identidade autoral;

– Referências: apresentação e análises de trabalhos fotográficos atuais relacionados a fotografia de rua;

AULA 3

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS: CONSTRUÇÃO NARRATIVA E IDENTITÁRIA

– A construção de uma identidade autoral na fotografia de rua;

– Construindo narrativas pessoais sobre a rua: planejamento, produção e edição de ensaios fotográficos;

– Exposição e publicação de trabalhos sobre fotografia de rua: meios e formas de difusão;

A RUA:  O FOTOGRÁFICO

– Dicas de manuseio e controles dos equipamentos para fotografia de rua;

– O Flâneur: o caminhar pelas ruas;

– Discrição: invisibilidade e visibilidade de quem fotografa;

– Questões de segurança ao fotografar em espaços públicos e urbanos;

– O gesto na fotografia de rua: fotografando com o corpo e com a visão;

– Aproximação e abordagem de pessoas na rua: relações e coparticipação durante a produção fotográfica;

– O tempo na fotografia de rua: à espera;

PROFESSOR

André Bueno

André Bueno é fotógrafo, educomunicador e pesquisador. Mestre em Ciências da Comunicação e Especialista em Gestão da Comunicação: políticas, educação e cultura, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com estudos voltados para a linguagem fotográfica e sua relação com a identidade, representação e liberdade de expressão. Fotojornalista desde 2004, trabalhou para veículos de imprensa e agências cobrindo os segmentos de cinema, música, hard news e política. Realizou exposições fotográficas individuais e participou em mostras coletivas como fotógrafo e curador. Coordenou e ministrou cursos e projetos fotográficos educativos em instituições, como: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF); Museu da Imagem e do Som (MIS); Fundação Nacional de Artes (FUNARTE); Secretaria Municipal de Cultura (SMC); Fundação CSN e Instituto de Estudos Avançados USP (IEA). Atualmente trabalha com projetos autorais documentais e outros ligados a fotografia de rua e retratos, relacionados aos movimentos culturais, ao meio ambiente e as periferias de São Paulo, além de se apropriar da fotografia de maneira experimental em produções visuais artísticas e de intervenção urbana.


MasterCard   Visa    Boleto Bancário

 

Compartilhe: