MODALIDADE DIGITAL CLASS
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- Os conteúdos serão disponibilizados nas datas e horários indicados aqui, não ficando disponível para acesso após a conclusão do curso.
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INFORMAÇÕES
Dias: Segunda à Sexta
Horário: 18h30 às 20h30
Carga horária: 10 horas
Unidade: São Paulo
Número de Parcelas: 3 vezes
OBJETIVO
O futuro da moda, é a roupa? Ou o corpo será o novo laboratório de criação da moda? O curso abordará as tecnologias que mudarão o mercado de moda nos próximos anos, com o objetivo de analisar quais desafios o criador ou designer de moda enfrentarão em mundo totalmente informatizado e transformado com advento da pandemia do corona vírus. Será apresentado desde os empreendimentos em tecnologia 3D à modificações corporais auxiliadas pela tecnologia e incentivadas pelos pesquisadores que defendem uma realidade transumana, podendo assim, motivar ao aluno buscar formas de refletir as inovações no vestuário com ferramentas diversas. O curso apresentará um conteúdo diversificado sobre novas tecnologias, e meios de interpretação da mesma, podendo refletir sobre as projeções de um mundo pós-pandemia. O aluno poderá adquirir conhecimento em diversas campos como história, filosofia, sociologia, economia e moda, viabilizando meios do aluno compreender a moda do futuro, seus desafios e suas mudanças.
PÚBLICO
Estudantes e Profissionais da área Moda, jornalistas, designers, e pessoas interessadas em moda e tecnologia.
PROGRAMA
Introdução – Um breve olhar sobre a importância do desenvolvimento da Ciência e do entendimento do corpo no decorrer da história:
- Introdução às ideias de dispositivos utilizados nos corpos no decorrer das sociedades;
- A concepção de corpo a partir do entendimento cultural de cada período (Corpo egípcio, grego, sacralizado, anatomizado, mecanizado e industrializado);
A era da informação – Como o desenvolvimento tecnológico alterou a sociedade no século XX:
- A representação do corpo na primeira metade do século;
- O início da informatização da vida da sociedade;
Mercado de moda: da moda de classes à moda ética:
- Um olhar sobre mudanças na indústria da moda do século XIX ao XXI;
- Fast fashion x Slow Fashion;
- Influência de novas tecnologias na moda;
O indivíduo transumano a caminho do pós-humano – Apresentação da filosofia transumanista e suas similaridades com o entendimento de ciborgue:
- A ideia de ciborgue na era da informação;
- A filosofia transumanista: do aperfeiçoamento do corpo à busca pela “imortalidade”;
- Compreendendo a importância de saber o que é ser pós-humano;
O ciborgue e a tecnologia representados no cenário de moda;
- Desfiles que abordaram a temática tecnológica;
- Campanhas de moda de grande difusão mercadológica e suas abordagens culturais;
O futuro da moda: Da impressora 3D às mudanças corporais – uma reflexão sobre quais serão os desafios futuros dentro do mercado de moda:
- As tecnologias e a moda em projeções pós-pandemia;
- IOT – (internet ofthings) – a otimização de tempo e objetos;
- Wearables – funcionalidade e inovação no vestuário;
- Têxteis tecnológicos;
- Novos canais de produção e distribuição;
- Moda x Corpo;
- Desafios de inovação em tecnologia no mercado de moda;
PROFESSORA
Bianca Milani
Autora do livro Corpo, moda e transumanismo: materializando ideias de um futuro pós-humano. Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Mestra em Ciência pelo programa Têxtil e Moda da USP, possui especialização em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como pesquisadora de moda e tecnologia, com foco na filosofia transumanista e seus possíveis impactos na sociedade e na moda.