As novas tecnologias e o futuro da moda – 15,16,17,18 e 19/3

R$442,40

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MODALIDADE DIGITAL CLASS

  • Neste curso todas as aulas serão ao vivo e em tempo real! Sendo assim, organize-se para não perdê-las.
  • Os conteúdos serão disponibilizados nas datas e horários indicados aqui, não ficando disponível para acesso após a conclusão do curso.  

Aproveite para interagir com o seu professor e com os colegas!


INFORMAÇÕES

Dias: Segunda à Sexta
Horário: 18h30 às 20h30
Carga horária: 10 horas
Unidade: São Paulo
Número de Parcelas: 3 vezes


OBJETIVO

futuro da moda, é a roupa? Ou o corpo será o novo laboratório de criação da moda? O curso abordará as tecnologias que mudarão o mercado de moda nos próximos anos, com o objetivo de analisar quais desafios o criador ou designer de moda enfrentarão em mundo totalmente informatizado e transformado com advento da pandemia do corona vírus. Será apresentado desde os empreendimentos em tecnologia 3D à modificações corporais auxiliadas pela tecnologia e incentivadas pelos pesquisadores que defendem uma realidade transumana, podendo assim, motivar ao aluno buscar formas de refletir as inovações no vestuário com ferramentas diversas. O curso apresentará um conteúdo diversificado sobre novas tecnologias, e meios de interpretação da mesma, podendo refletir sobre as projeções de um mundo pós-pandemia. O aluno poderá adquirir conhecimento em diversas campos como história, filosofia, sociologia, economia e moda, viabilizando meios do aluno compreender a moda do futuro, seus desafios e suas mudanças.


PÚBLICO

Estudantes e Profissionais da área Moda, jornalistas, designers, e pessoas interessadas em moda e tecnologia.


PROGRAMA

Introdução – Um breve olhar sobre a importância do desenvolvimento da Ciência e do entendimento do corpo no decorrer da história: 

  • Introdução às ideias de dispositivos utilizados nos corpos no decorrer das sociedades;
  • A concepção de corpo a partir do entendimento cultural de cada período (Corpo egípcio, grego, sacralizado, anatomizado, mecanizado e industrializado);

A era da informação – Como o desenvolvimento tecnológico alterou a sociedade no século XX: 

  • A representação do corpo na primeira metade do século;
  • O início da informatização da vida da sociedade;

Mercado de moda: da moda de classes à moda ética: 

  • Um olhar sobre mudanças na indústria da moda do século XIX ao XXI;
  • Fast fashion x Slow Fashion;
  • Influência de novas tecnologias na moda;

O indivíduo transumano a caminho do pós-humano – Apresentação da filosofia transumanista e suas similaridades com o entendimento de ciborgue: 

  • ideia de ciborgue na era da informação;
  • A filosofia transumanista: do aperfeiçoamento do corpo à busca pela “imortalidade”;
  •  Compreendendo a importância de saber o que é ser pós-humano;

ciborgue e a tecnologia representados no cenário de moda; 

  • Desfiles que abordaram a temática tecnológica;
  • Campanhas de moda de grande difusão mercadológica e suas abordagens culturais;

O futuro da moda: Da impressora 3D às mudanças corporais – uma reflexão sobre quais serão os desafios futuros dentro do mercado de moda: 

  • As tecnologias e a moda em projeções pós-pandemia;
  • IOT – (internet ofthings) – a otimização de tempo e objetos;
  • Wearables – funcionalidade e inovação no vestuário;
  • Têxteis tecnológicos;
  • Novos canais de produção e distribuição;
  • Moda x Corpo;
  • Desafios de inovação em tecnologia no mercado de moda;

PROFESSORA

Bianca  Milani 

Autora do livro Corpo, moda e transumanismo: materializando ideias de um futuro pós-humano. Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Mestra em Ciência pelo programa Têxtil e Moda da USP, possui especialização em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como pesquisadora de moda e tecnologia, com foco na filosofia transumanista e seus possíveis impactos na sociedade e na moda.


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