DESIGN THINKING AND DOING – DA IDEIA À AÇÃO – 23/10

R$328,00

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MODALIDADE DIGITAL CLASS

  • Neste curso todas as aulas serão ao vivo e em tempo real! Sendo assim, organize-se para não perdê-las. Os conteúdos serão disponibilizados nas datas e horários indicados aqui, não ficando disponível para acesso após a conclusão do curso. 

INFORMAÇÕES

Dias: Sábado
Horário: das 09h00 às 16h00
Carga horária: 6 horas
Unidade: São Paulo
Número de Parcelas: 2 vezes


OBJETIVO

O workshop capacitará o aluno a criar soluções inovadoras por meio da abordagem metodológica do design centrado no usuário, assim como aplicar basicamente a metodologia de design thinking em projetos pessoais ou na empresa que trabalha. Em cenários de mudanças constantes, o curso possibilitará desenvolver uma visão holística e sistêmica, um modelo de pensamento para analisar o comportamento das pessoas, entender seus anseios e desejos, conhecer tendências de mercado e antever necessidades, seja para a criação de um novo produto, serviço, processo ou um projeto pessoal.


PÚBLICO

Profissionais de marketing, gerentes de projetos e de produtos, empreendedores, estudantes de design, marketing, publicidade e comunicação que desejam entender como solucionar problemas de negócios ou projetos pessoais a partir da compreensão das necessidades das pessoas.


PROGRAMA

Design thinking se aprende fazendo. O workshop vai trazer para os alunos uma visão geral e prática da metodologia. Em duas sessões no mesmo dia, serão apresentados e vivenciados conceitos básicos e as respectivas ferramentas, com muita atividade em grupo do tipo “mão na massa”.

1ª SESSÃO – MANHÃ

Por que buscar novas maneiras de inovar? Na primeira sessão, será apresentada uma visão geral dos fundamentos e do processo de design thinking. Tudo se inicia a partir da transformação do modelo de pensamento para a solução de problemas, sendo mais propositivo, aberto ao erro como forma de aprendizagem, ao trabalho coletivo e à experimentação. Serão trabalhadas na prática técnicas e ferramentas preparatórias para a atividade a ser realizada na sessão da tarde.

Atividades: apresentação invertida dos alunos (baseada em persona); transformando problemas em desafios de design; pesquisas exploratórias (desk research, cenários análogos,  método dos “5 porquês” e  entrevista em profundidade);  criação de persona e canvas de proposta de valor.

2ª SESSÃO – TARDE

Nessa segunda parte do encontro, os alunos serão convidados a gerarem ideias a partir da colaboração e a criarem protótipos rápidos para validá-las. Acredita-se que um grupo com múltiplos pontos de vista sempre trará mais contribuições para a solução de um problema do que contar com a visão unilateral de um especialista. Os alunos participarão de uma sessão de cocriação e serão estimulados a contribuírem com ideias a partir do uso das técnicas de brainstorming, que permite de forma estruturada estimular inclusive a geração de ideias ousadas, e prototipagem rápida.

Atividades: workshop de cocriação (com estímulos a partir de lentes de tendências), brainstorming, sketching, prototipagem em papel, storyboard e maquete funcional.


PROFESSOR

Marcos Gianotti

Mestre e doutorando em comunicação social (Metodista) na linha de pesquisa de comunicação mercadológica e institucional. MBA pela universidade corporativa do BankBoston e Rotman School (University of Toronto). Graduado em comunicação social, com habilitação em propaganda e publicidade (Anhembi Morumbi). Atualmente é consultor e professor regular de design thinking e marketing para alunos de graduação no Centro Universitário Ítalo Brasileiro em SP, nos cursos de gestão de TI, análise de sistemas e gestão de marketing, e professor convidado de marketing, gestão de marcas e cultura digital, em cursos de pós-graduação de negócios da moda, tecnologia e comunicação digital no SENAC SP, SENAC SC e PUC-PR. Atuou por 30 anos nas áreas de marketing de grandes marcas, como Itaú Personnalité, BankBoston, BrasilPrev, Folha de S.Paulo e Editora Abril, sendo seis anos em uma jornada transformadora no desenvolvimento e na ativação de cultura de inovação no Itaú Unibanco.


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Informação adicional

Professores

Marcos Gianotti