ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS: UMA VISÃO SISTÊMICA – 06, 07, 08, 09, 10, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 23 e 24/06

R$2.800,00

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MODALIDADE PRESENCIAL

  • O seu curso será ministrado em aulas PRESENCIAIS,  nos dias e horários divulgados para o curso nas unidades disponíveis e informadas mediante confirmação e alcance de quórum mínimo para a realização.

INFORMAÇÕES

Dias: Segunda a Sexta
Horário: 19h00 às 22h00
Carga horária: 39 horas
Unidade: São Paulo – Shopping Cidade Jardim
Número de Parcelas: 06 vezes


OBJETIVO

O curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e estudos de caso que possibilitem ao aluno organizar um evento de qualquer natureza, considerando aspectos técnicos e comportamentais que subsidiem a concepção, realização e avaliação de um produto de excelência, sustentado pelo conhecimento técnico, habilidades comportamentais e comprometimento com resultados de alta qualidade.


PÚBLICO

O curso destina-se a pessoas interessados em ingressar na área de Eventos e profissionais já atuantes que buscam aprimorar conhecimentos técnicos e se conectar com as inovações do segmento.


PROGRAMA

Aula 1 – Mercado de Eventos – perfil e atuação

• Eventos: contexto histórico, evolução e perspectivas.
• Perfil – competências e habilidades do profissional de eventos.
• Gestão de carreira e gestão de imagem: mundo do trabalho, formas de inserção e contratação no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal.

Aula 2 – Eventos – conceito, tipologia e fases

• Eventos: conceito, classificação e tipologia.
• Etapas de planejamento e organização de evento: concepção, pré-evento, transevento e pós-evento.

Aula 3 – Ferramentas de Gerenciamento de Eventos

• Ferramentas de planejamento: conceito, funcionalidades e modelos ( briefing, projeto, checklist, plano de trabalho, cronograma, matriz de responsabilidades, planta baixa).

Aula 4 – Administração Financeira

• Orçamento: previsão, receita, pesquisa e negociação.
• Fornecedores: tipos, critérios de contratação e formas de contrato.
• Precificação – quanto cobrar pelo trabalho executado.

Aula 5 – Comunicação e Marketing de Eventos

• Comunicação assertiva e efetiva para eventos de sucesso.
• Marketing: conceito, composto de marketing, estratégias de marketing, pesquisa de mercado e aplicabilidade no segmento de eventos.
• Eventos, tecnologia e mídias sociais.

Aula 6 – Captação de Recursos

• Captação de recursos: tipos, formas, clientes potenciais e financiadores.
• Cotas de patrocínio: conceito, aplicabilidade, critérios de contrapartida.
• Apresentação de projetos.
• Construção da credibilidade.

Aula 7 – Gestão de Pessoas e Equipes de Trabalho

• Gestão de Pessoas: equipes de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
• Serviços: secretaria, recepção, estacionamento, manobrista, segurança, alimentos e bebidas.

Aula 8 – Legislação e Segurança em Eventos

• Legislação para o mercado de eventos: Leis locais, ECAD, Seguro de Responsabilidade Civil, ART, VT, Lei Antifumo, Lei Seca, Psiu.
• Segurança no trabalho: equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
• Segurança em eventos: categoria de riscos – humanos, técnicos, naturais e biológicos.

Aula 9 – Gestão da Produção de Eventos

• Infraestrutura: espaço físico, estacionamento e acessibilidade.
• Instalações: palco, box truss, banheiros químicos, passarela, sinalização e estandes.
• Equipamentos e materiais: audiovisuais, iluminação, sonorização, computador, rádio comunicador.
• Controle das ações de montagem de eventos: projeto, checklist, cronograma, planta baixa, contratos, programação, roteiro de cerimônia, questionários de avaliação.
• Logística: conceito, técnicas de logística, controle e avaliação da logística e o plano de logística.
• Logística no local do evento.

Aula 10 – Alimentos & Bebidas e Decoração

• Serviços de alimentação em eventos (tipos de serviço, cardápios e bebidas, cálculo per capita).
• Decoração: arranjos florais, tecidos, mobiliário, iluminação, acessórios e utensílios.
• Cenografia: ambientação, estrutura de teto e/ou cobertura, paredes, acessos, planta baixa.

Aula 11 – Protocolo, Cerimonial e Etiqueta

• Cerimonialista: perfil e atribuições.
• Mestre de Cerimônias – perfil e tribuições.
• Conceituação de protocolo, cerimonial e etiqueta.
• Protocolo – Decreto 70,274 de 09 de março de 1972.
• Símbolos nacionais: bandeiras e hinos.
• Ordem de Precedência.
• Convites, trajes, critérios para lista de convidados.

Aula 12 – Gestão do Pós-Evento

• Avaliação pós-evento.
• Procedimentos de avaliação: coleta de dados, reuniões, questionários e estudos.
• Elaboração de relatórios (financeiros, operacionais)
• Prestação de contas (previsto x realizado = resultado / previsão orçamentária)
• Cartas de agradecimento (conferencistas, convidados, expositores, pessoal de apoio).
• Ficha técnica

Aula 13 – As Soft Skills do Profissional de Eventos

• Resolução de problemas.
• Pensamento crítico.
• Criatividade.
• Gestão de pessoas.
• Coordenação.
• Inteligência emocional.
• Tomada de decisão.
• Orientação para servir.
• Negociação.
• Flexibilidade cognitiva.


PROFESSORA
ROSELI MAZULO

Licenciada em Letras (Português/Francês) pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção – Unifai. Docente por 22 anos no Senac-SP nos cursos de Organização de Eventos e Cerimonial e Protocolo. Palestrante e Consultora nas áreas de Comunicação, Comportamento, Eventos, Protocolo e Cerimonial e Plano de Carreira. Coautora dos livros: Secretária: rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira; e Gestão de Imagem: propósito, plano de carreira e êxito profissional. Idealizadora e organizadora de eventos de cunho social e que possibilitem aos alunos vivenciar a prática no segmento. Uma entusiasta do êxito pessoal e profissional por meio do conhecimento.


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Informação adicional

Professores

Roseli Mazulo