03, 10, 17, 24, 31/05 - 07, 14, 21, 28/06 - 05, 12, 19, 26/07 - 02, 09 E 16/08
Neste módulo, os estudantres seão sensibilizados pela memória afetiva das moradias, para pensar sobre a questão da moradia relacionada ao contexto do tempo e história. à partir dessa sensibilização, os estudantes serão convidados a criarem uma capsula do tempo, contendo sua projeções para o futuro.
Apresentação do software gratuito de modelagem 3D da autocad, o Tinkercad, ferramenta com a qual os estudantes irão realizar propostas tridimensionais de espaços habitáveis ao longo da trilha de aprendizagem.
Neste mosulo os estudantes irão entender o conceito de moradia e a história da moradia como necessidade do ser humano, a partir de um recorte histórico, com destaque para as moradias modernas e contemporâneas. a partir desse estudo, os participantes irão idealizar um quarto dos sonhos.
Neste módulo, os estudantes irão refletir sobre os aspectos que um espaço pode conter sobre a própria personalidade do seu habitante, por meio de um exercício de construção tridimensional do quarto dos sonhos no software tinkercad
Neste módulo os estudantes farão uma breve discussão sobre o afetamento da pandemia Covid-19 nas moradias. Em outro momento, começão a projetar os móveis que farão parte do quarto dos estudantes no projeto do Tinkercad
Neste módulo os estudantes irão entender o conceito de necessidades humanas de uma habitação, e assim, entender como projetar espaços que atendam as necessidades de moradia das pessoas que habitarão um local.
No módulo 7, os estudantes irão experimentar como transformar o programa de necessidades em ideias para projetos arquitetônicos, entendendo e experimentando as possibilidades que um projeto arquitetetônico pode trazer para uma moradia.
Neste módulo os estudantes irão abrir a cápsula do futuro que planejaram no primeiro módulo, para compartilhar com os outros estudantes os conceitos do que pensaram sobre o futuro. Também terão contato com conceitos futuristas de moradia, levando em consideração aspectos que podem ser necessários num futuro de 50 anos.
Neste módulo, os estudantes irão discutir sobre o futuro da civilização, dos seres humanos e das cidades, a fim de construir repertório para a projeção de uma casa futurista.
NEste módulo, o repertório futurista é ampliado e discutido, e então aplicado em um painel semântico para conceituar a casa que os estudantes irão construir em modelagem 3D
NEste módulo os estudantes começarão a produzir seu projeto final: a casa do futuro! para isso irão propor o programa de necessidades que essa casa apresenta para 50 anos a frente. à partir disso começãrão a criar os ambientes que atendam essas necessidades no software tinkercd
Neste laboratório de propdução, os estudantes vão conhecer tecnicas para calculo e paginação de pisos, assim como entender qual o melhor material para a necessidade dos espaços. irão propor os desenhos na modelagem que estão construindo em 3D
No laboratório do módulo 13, os estudantes irão pensar nas necessidades externas e como construir o espaço externo na maquete tridimensional que estão modelando.
Neste módulo, os estudantes irão fazer as delimitações de espaço pensando em material e forma, levando em consideração todos os aspectos futuristas levantados. também pensarão em coberturas dessa moradia e seus materias que atendam as necessidades do futuro.
Neste espaço, os estudantes irão entrar em contato com o orçamento e planilhas de custos, para entender a viabilidade de projetos, levando em consideração aspectos ecologicos e sustentáveis.
Neste módulo final, os estudantes serão convidados a discutirem seu processo criativo e o processo que passaram ao longo da trilha de aprendizagem. também será proposto a construção de uma exposição para a comunidade escolar das casas projetadas pelos estudantes.
Engenheiro formado, com mestrado, destacando-se na interseção entre tecnologia e educação. Desde 2019, dedica-se apaixonadamente ao ensino STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inspirando mentes jovens a explorar os fascinantes domínios dessas disciplinas. Sua abordagem pedagógica inovadora e seu compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos têm gerado impacto positivo, cultivando futuros líderes na área. Além de suas atividades acadêmicas, também se destaca como mentor, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Sua jornada profissional é marcada pelo desejo contínuo de promover a excelência educacional e preparar a próxima geração de inovadores e criadores.
Campus Paraíso:
Rua Estela, 64 – SP
Campus Vila Mariana:
Rua Dr. Alvaro Alvim, 90 – SP
Campus Shop. Cidade Jardim:
Av. Magalhães de Castro, 12.000 – SP
1925 – 2024 © CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Não perca a chance de turbinar sua carreira!