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CODE KIDS – EXTENSIVO

O objetivo deste curso é introduzir crianças ao mundo da programação de uma forma divertida e acessível, utilizando a plataforma OctoStudio. Ao longo das aulas, as crianças serão incentivadas a explorar e experimentar, criando jogos, animações e histórias através de blocos coloridos e intuitivos. Além de ensinar os conceitos básicos de programação, o curso também visa desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ao final do curso, espera-se que os participantes não apenas tenham adquirido uma compreensão prática de programação, mas também tenham ganhado confiança para explorar novas ideias e continuar sua jornada no mundo da tecnologia de forma criativa e autônoma.

Modalidade: Presencial

  • 18 Aulas
  • Campus: Shop. Cidade Jardim

Modalidade: Presencial

  • 18 aulas
  • Campus: Shop. Cidade Jardim
Focused children doing experiment in physics together in school lab. Girl and boy taking measurements. Education, hobby, school concept

R$3240

ou 6x de R$

540,00

  • Dias: Segunda - feiras
  • Horário: 16h30 às 18h00
  • Carga: 27 horas
  • Faixa Etária: 07 a 12 anos
  • Modalidade: Presencial

Sobre

Capacitar as crianças a utilizarem o OctoStudio para criar jogos, animações e histórias de forma divertida e intuitiva. Desenvolver habilidades essenciais em lógica de programação, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. Incentivar a criatividade e a colaboração em projetos práticos. Fornecer confiança para explorar novas ideias e continuar a jornada no mundo da tecnologia.

Datas

06, 13, 20, 27/05 - 03, 10, 17, 24/06 - 01, 08, 15, 22, 29/07 - 05, 12, 19, 26/08 e 02/09

Todas as datas: 06, 13, 20, 27/05 - 03, 10, 17, 24/06 - 01, 08, 15, 22, 29/07 - 05, 12, 19, 26/08 e 02/09

Em Parceria com:

programa

  • Introdução ao OctoStudio: Apresentação da plataforma visual projetada para facilitar a aprendizagem de programação.
  • Visão geral dos blocos: Exploração dos blocos coloridos e intuitivos utilizados para criar programas.
  • Criando o primeiro projeto: Os participantes iniciarão a construção de um projeto simples para familiarizar-se com a interface.
  • Explorando recursos avançados: Aprofundamento nas funcionalidades do OctoStudio para criação de jogos, animações e histórias.
  • Desenvolvendo habilidades em lógica de programação: Prática na construção de algoritmos simples utilizando os blocos disponíveis.
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas: Os participantes colaborarão em projetos divertidos, resolvendo desafios e exercitando o pensamento crítico.
  • Breve explicação sobre o que é codificação e sua importância.
  • Demonstração de como acessar a interface de programação dentro do Minecraft.
  • Exercícios práticos de arrastar e soltar blocos para criar comandos simples, como mover personagens ou alterar o ambiente.
  • Discussão sobre lógica de programação: condições, loops e variáveis.
  • Desafios práticos onde os participantes devem usar comandos e scripts para resolver problemas específicos no jogo.
  • Exemplo de como criar scripts mais complexos para automatizar tarefas repetitivas.
  • Exploração das ferramentas de personalização dentro do Minecraft.
  • Tutorial sobre como usar a programação para modificar o ambiente do jogo, criar novos itens e interações.
  • Projeto prático onde os participantes devem criar um elemento único em seu mundo virtual usando código.
  • Discussão sobre as possibilidades criativas da programação em Minecraft.
  • Desafio final onde os participantes devem aplicar tudo o que aprenderam para criar um projeto único e criativo dentro do jogo.
  • Apresentação dos projetos e discussão sobre as diferentes abordagens.
  • Visão geral da codificação e sua aplicação na criação de jogos.
  • Exploração de plataformas amigáveis para iniciantes.
  • Discussão sobre a importância do design de jogos e como ele influencia a experiência do jogador.
  • Como criar e personalizar personagens utilizando ferramentas visuais.
  • Design de ambientes e níveis interativos.
  • Exercícios práticos de criação de personagens e cenários.
  • Tipos de desafios comuns em jogos digitais.
  • Introdução à criação de mecânicas de jogo simples.
  • Práticas de implementação de desafios e testes de jogabilidade.
  • Processo de polimento do jogo: correção de bugs e ajustes finais.
  • Estratégias para o lançamento e compartilhamento do jogo.
  • Reflexão sobre a jornada de aprendizado e incentivo para a exploração contínua da programação.
  • Introdução ao Arduino: história e conceitos básicos.
  • Componentes do Arduino: placa, entradas, saídas, e alimentação.
  • Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE): instalação e configuração.
  • Primeiro projeto: Acendendo um LED.
  • Estrutura básica de um programa Arduino: setup() e loop().
  • Variáveis: tipos e declaração.
  • Condicionais: if, else.
  • Loops: for, while.
  • Segundo projeto: Controle de um LED com botão.
  • Sensores básicos: luz, temperatura, movimento.
  • Atuadores: motores, servos.
  • Leitura de sensores e controle de atuadores com Arduino.
  • Terceiro projeto: Sensor de luz controlando um LED.
  • Revisão dos conceitos aprendidos nos módulos anteriores.
  • Desenvolvimento do projeto final.
  • Apresentação dos projetos e discussão.
  • Quarto projeto: Projeto final criativo.
  • Explorando Sequências de Comandos: Os alunos começarão a entender como os programas são construídos através da criação de sequências simples de instruções.
  • Introdução às Variáveis: Serão introduzidos conceitos de variáveis, mostrando como elas podem armazenar informações e serem manipuladas nos programas.
  • Lógica Condicional: Os participantes aprenderão sobre estruturas de decisão, como 'if' e 'else', e como elas são utilizadas para criar caminhos diferentes em um programa.
  • Ambiente de Desenvolvimento: Os alunos serão apresentados a ferramentas amigáveis para o desenvolvimento de aplicativos, como ambientes de programação visual.
  • Criando Aplicativos Básicos: Eles começarão a criar aplicativos simples, como jogos de adivinhação ou calculadoras básicas, utilizando os conceitos de programação aprendidos anteriormente.
  • Testando e Depurando: Os participantes aprenderão a testar seus aplicativos e a identificar e corrigir possíveis erros (bugs) que possam surgir durante o desenvolvimento.
  • Design Gráfico: Os alunos aprenderão noções básicas de design gráfico e como aplicá-las para personalizar a interface de seus aplicativos.
  • Integração de Sons: Eles explorarão como adicionar efeitos sonoros e música aos seus aplicativos para torná-los mais envolventes.
  • Funcionalidades Únicas: Os participantes serão incentivados a pensar em funcionalidades adicionais que possam tornar seus aplicativos únicos e interessantes para os usuários.
  • Desenvolvimento Final dos Aplicativos: Os alunos terão tempo para finalizar e aprimorar seus aplicativos, incorporando todas as personalizações e funcionalidades aprendidas.
  • Apresentação dos Aplicativos: Cada participante terá a oportunidade de apresentar seu aplicativo aos colegas, compartilhando suas ideias e o processo de desenvolvimento.
  • Reflexão e Discussão: Encerraremos o curso com uma discussão sobre o papel da tecnologia na sociedade e como os participantes podem continuar explorando e desenvolvendo suas habilidades de programação para criar soluções inovadoras no futuro.

Para quem é o curso

O curso “Code Kids” é ideal para alunos que demonstram curiosidade e afinidade com a tecnologia, buscando desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. Não é necessário conhecimento prévio em programação, sendo adequado tanto para iniciantes quanto para aqueles que já possuem alguma experiência na área. O objetivo é proporcionar uma introdução divertida e acessível ao universo da codificação, incentivando o aprendizado através de atividades práticas e desafiadoras.

Professores

Matheus da Silva Vieira

Programador, maker, educador e sobretudo um grande entusiasta da tecnologia. Meu espaço favorito é no desenvolvimento de jogos digitais e na fabricação digital, onde busco explorar ao máximo o interesse e a criatividade dos meus alunos. Meu objetivo é guiar através de tecnologias inovadoras os pequenos exploradores na descoberta do maravilhoso mundo das programação e criação.

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