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MODA E ESTILO: JOVENS ESTILISTAS EM AÇÃO – TEENS

Modalidade: Presencial

  • 16 Aulas
  • Campus: Shop. Cidade Jardim

Modalidade: Presencial

  • 16 aulas
  • Campus: Shop. Cidade Jardim
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R$3240

ou 6x de R$

540,00

  • Dias: Quarta - Feiras
  • Horário: 16h30 às 18h00
  • Carga: 30 horas
  • Faixa Etária: 13 a 17 anos
  • Modalidade: Presencial

Sobre

Nesta trilha os estudantes irão se tornar estilistas. ao longo do processo, eles irão se deparar com a história e referências de grandes estilistas do passado e do presente. Irão utilizar conceitos como upcycling para a realização de peças autorais e exclusicas dos estudantes estilistas. Teremos um evento com duração de 03 horas na última semana do curso para o encerramento.

Datas

08, 15, 22, 29/05 - 05, 12, 19, 26/06 - 03, 10, 17, 24, 31/07 - 07, 14 E 21/08

Todas as datas: 08, 15, 22, 29/05 - 05, 12, 19, 26/06 - 03, 10, 17, 24, 31/07 - 07, 14 E 21/08

Em Parceria com:

programa

A partir de uma busca pela escola, os estudantes coletarão materiais para produzir um acessório. Os locais permitidos para essa busca, bem como a delimitação dos materiais que podem ser coletados e a permissão para coletá-los, deve ser verificada com o professor-mentor a partir das especificidades da escola e da turma. Podem ser coletados materiais como copos e garrafas descartáveis, latas, papéis, folhas, flores, sacolas plásticas, canetas, elásticos podem ser utilizados. É importante assegurar aos estudantes que esse é um primeiro experimento, um exercício criativo espontâneo, e que o acessório pode ser extremamente simples. Ao final desse módulo, é solicitado que comecem suas caixas de estilo: uma coleção de materiais para serem usados em suas confecções dali em diante.

Neste módulo, será iniciada a construção de um repertório de referências para futuras criações. Aqui ressalta-se a importância da etapa de pesquisa durante um processo criativo, bem como a necessidade de conhecer diferentes fontes de inspiração para começar a formar o gosto pessoal. Para organizar as imagens referências coletadas, os estudantes utilizarão o Pinterest, de modo a organizar as imagens e escrever os motivos de suas escolhas. Essas questões serão importantes para o desenvolvimento das atividades em geral, mas serão retomadas com mais consistência no módulo 07, quando ocorrerá a elaboração dos conceitos de seus projetos.

Utilizando as suas caixas de estilo e uma peça de vestuário já usada, os estudantes irão produzir uma nova por meio do processo de upcycling. Ao final deste módulo, é solicitado que os estudantes iniciem uma coleção de peças usadas, para que possam utilizá-las na confecção das peças que irão compor o projeto final.

Neste módulo, será apresentado o desenho técnico de moda: o croqui. Foram disponibilizados arquivos para a impressão de croquis, mas os estudantes podem escolher fazer seus próprios desenhos se assim desejarem. A proposta, neste momento, é a quantidade acima da qualidade, uma vez que os estudantes experimentarão representar as suas ideias a partir de colagem sobre os croquis (sejam impressos ou desenhados à mão). A função desse exercício é que os estudantes organizem visualmente as suas ideias a partir das colagens. Por meio delas, será possível compreender como a criação em moda é, também, composição: combinação de texturas, cores, formas. Não é esperado que as peças desenhadas neste módulo sejam as finais, mas sim que as composições realizadas com colagem auxiliem os estudantes a imaginar e elaborar melhor suas peças finais.

Este módulo é uma espécie de evolução do módulo anterior, uma vez que os estudantes irão projetar uma peça específica: um acessório de cabeça. Ao contrário da proposta anterior, mais experimental, esta é mais focada em um produto final. Os estudantes deverão pensar em uma única peça detalhadamente, pois no próximo módulo irão produzir um protótipo dela.

Produção de um protótipo do acessório projetado no módulo anterior.

 

Neste módulo, ocorrerá a apresentação de coleções icônicas do mundo da moda para inspirar os estudantes na criação do conceito dos projetos individuais: eles irão trabalhar a delimitação das inspirações, temas e referências que serão usados para o desenho das peças autorais que comporão o próprio projeto final.

Neste módulo, os estudantes farão o planejamento detalhado das peças que querem produzir, podendo ser feito com croquis, colagens e/ou fotos. O importante é que os estudantes desenvolvam modelos visuais detalhados e realizem listas de materiais necessários para a produção de cada peça que imaginaram. Eles devem ser incentivados a utilizarem os meios de expressão que forem mais naturais para eles, lembrando sempre que o objetivo é a produção das peças de moda e este planejamento visual é apenas uma ferramenta, e não um produto de artes visuais.

A partir do detalhamento do projeto, eles irão realizar o orçamento para a produção das peças, analisar viabilidade de produção, uso dos materiais escolhidos e definir quantas poderão ser de fato produzidas. Ao final deste módulo, os estudantes devem ter clareza sobre os materiais necessários para produzir tanto os protótipos das peças e as peças em si.

Produção de protótipos das peças. O objetivo da prototipagem é testar a viabilidade da confecção utilizando materiais mais baratos e realizando-a de forma mais rápida, para evitar gasto de material e tempo na produção de fato. Nesse processo, é possível identificar e corrigir problemas que facilitarão a etapa seguinte.

Produção das peças.

Produção das peças.

Antes de iniciar a produção do catálogo, os estudantes deverão se reunir e checar se todos estão prontos para o próximo passo. A colaboração deve ser o foco deste módulo. Eles devem se organizar para solucionar problemas que podem ter aparecido – por exemplo, se há peças inacabadas – tomar decisões democraticamente sobre a produção e organização do catálogo e debater a possibilidade de haver um desfile. Ao fim desse módulo, eles deverão realizar o planejamento da sessão de fotos, que será realizada no módulo seguinte.

Realização de composições fotográficas que ressaltem seus produtos. O objetivo aqui é que haja um registro dessas peças e que elas possam ser compartilhadas no módulo seguinte, portanto haverá orientações técnicas básicas para a realização das fotografias, mas espera-se que isso seja feito de forma simples e focada nas peças, e não no desenvolvimento de linguagem fotográfica.

Compartilhamento das fotos em redes sociais, apresentando as peças, seus conceitos e seus criadores.

Orientações para a produção de um desfile de moda e momento de troca sobre o processo e a recepção das peças nas redes sociais.

Para quem é o curso

Para jovens estilistas em formação têm uma paixão por experimentar novas combinações de roupas, cores e acessórios, buscando sempre se destacar com originalidade e estilo. Eles são energéticos, criativos e ávidos por expressar sua identidade através da moda, seja criando suas próprias peças ou reiventando tendências existentes. Este curso oferece a eles a oportunidade de explorar seu potencial artístico e desenvolver habilidades práticas no mundo da moda, preparando-os para um futuro promissor na indústria fashion.

Professores

Flávia Luciana dos Santos Souza Rodrigues

Professora do curso de graduação em Design de Moda, Belas Artes de São Paulo. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design digital pela PUC/SP. Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie. Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, possui especialização em Consultoria de Imagem e Estilo pela Belas Artes de São Paulo. Atua como pesquisadora de moda e tecnologia, com foco na Geração sênior no uso da tecnologia e mudança de comportamento e seus possíveis impactos na sociedade e na moda. Ministra curso de manualidades que envolvem bordado, tecelagem e desenvolvimento de coleção de moda.

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