08, 15, 22, 29/05 - 05, 12, 19, 26/06 - 03, 10, 17, 24, 31/07 - 07, 14 E 21/08
Inicialmente, os estudantes experimentarão escrever livremente uma história real que tenha acontecido com eles ou com alguém próximo, mas que tenham acompanhado de perto. Depois entrarão em contato com os elementos básicos do storytelling: personagens, ambiente, tempo, espaço, narrador, conflito e mensagem, e serão convidados a pensar sobre como a forma de contar uma história altera seu poder de engajamento com o público. Essa história funcionará como um ponto de partida para que pensem sobre o que os afeta e os temas sobre os quais têm interesse em falar, para que no próximo módulo possam formar grupos a partir de afinidades temáticas.
Ainda utilizando a história escolhida no módulo anterior, os estudantes serão desafiados a encontrar temas, ideias e sentimentos universais que estejam contidos nela, aprimorando seu texto e realizando um primeiro experimento em vídeo, em que gravarão a si mesmos contando suas histórias. A partir dos temas gerais encontrados em suas histórias, os estudantes se dividirão em grupos, que serão suas equipes de produção, para que comecem a desenvolver juntos as ideias para o projeto final.
Apresenta-se neste módulo o software de edição de vídeo ShotCut, a partir de um exercício de sensibilização para os elementos mais básicos do audiovisual: imagem e som. Neste momento, os estudantes podem experimentar livremente com o ShotCut, apenas para que se familiarizem com a ferramenta. Após esse momento de experimentação, eles irão refletir sobre a história que querem contar juntos e começarão a delinear caminhos possíveis para o desenvolvimento de seus projetos.
Neste módulo, começaremos a desenvolver, em grupos, uma storyline e uma sinopse para o documentário que será gravado.
Neste módulo, vamos discutir e analisar as características de um documentário, aprimorar nossa escrita e refletir sobre a responsabilidade de contar histórias reais.
Neste módulo, discutiremos as características de narrativas ficcionais e não ficcionais, aprofundando as temáticas escolhidas para compor o seu documentário e criando estratégias para contar sua narrativa utilizando a linguagem audiovisual.
Neste módulo, vamos seguir com a produção de um argumento para o documentário e iniciar o planejamento da gravação – tendo um pré-roteiro ou não.
Neste módulo, vamos conhecer as principais características dos diferentes tipos de documentários e refletir sobre suas relações com o público.
Neste módulo, vamos conhecer as etapas de produção audiovisual e iniciar a primeira delas: a pré-produção.
Neste módulo, finalizaremos a pré-produção do projeto para iniciar as gravações, de acordo com o cronograma definido no módulo anterior.
Neste módulo, daremos sequência às gravações de acordo com as necessidades de cada equipe.
Neste módulo, com o material bruto em mãos, realizaremos a decupagem e o roteiro de edição, iniciando a etapa de pós-produção.
Neste módulo, seguiremos com a edição e a finalização dos Curta!docs.
Neste módulo, vocês decidirão coletivamente sobre as formas de distribuição e lançamentos dos produtos (curtas).
Finalmente o grande dia chegou! Este é o módulo de lançamento dos curtas-metragens produzidos, numa mostra de audiovisual todinha de vocês!
Designer multimídia e arte educadora, mergulha nas artes visuais através de pesquisas e trabalhos autorais. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, especializou-se em "Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios". Com destreza, assume papéis diversos, desde diretora geral a montadora, em vídeos documentais e experimentais.
Campus Paraíso:
Rua Estela, 64 – SP
Campus Vila Mariana:
Rua Dr. Alvaro Alvim, 90 – SP
Campus Shop. Cidade Jardim:
Av. Magalhães de Castro, 12.000 – SP
1925 – 2024 © CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Não perca a chance de turbinar sua carreira!