Pesquisar
Close this search box.
  1. Home
  2. »
  3. Cursos Livres
  4. »
  5. REDAÇÃO CRIATIVA: CONSTRUINDO NARRATIVAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

REDAÇÃO CRIATIVA: CONSTRUINDO NARRATIVAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Modalidade: Presencial

  • 10 Aulas
  • Campus: Paraíso

Modalidade: Presencial

  • 10 aulas
  • Campus: Paraíso
Capturar

R$1.800,00

ou 6x de R$

300,00

  • Dias: Terça e Sexta – Feiras
  • Horário: 19h00 ás 22h00
  • Carga: 30 horas
  • Faixa Etária: A partir dos 18 anos
  • Modalidade: Presencial

Sobre

O curso de redação criativa tem como objetivo apoiar profissionais, em início de carreira ou que desejam trabalhar com a produção de conteúdo criativo em diferentes formatos e mídias, a desenvolver habilidades de escrita que poderão ser aplicadas em diversos contextos profissionais. Por meio de técnicas, ferramentas e estudo de estruturas narrativas, o curso tem a finalidade de estimular a criatividade e a inovação; encorajar o pensamento criativo na resolução de problemas e na apresentação de ideias em diferentes campos de trabalho. A escrita criativa é uma forma de expressão artística que utiliza a palavra escrita para contar histórias, expressar emoções, explorar ideias e temas de maneira imaginativa e inovadora, dando ênfase à originalidade. Esta é uma habilidade essencial, amplamente valorizada em áreas como marketing, comunicação corporativa, publicidade, relações públicas e mídia.

Datas

07, 10, 14, 17, 21, 24, 28, 31/05 - 07 E 11/06

Todas as datas: 07, 10, 14, 17, 21, 24, 28, 31/05 - 07 E 11/06

programa

  • Dinâmica de apresentação
  • Conceitos básicos da escrita criativa
  • Elementos, diferenças e semelhanças entre escrita criativa e técnica
  • Elementos, diferenças e semelhanças entre ficção e não ficção
  • Narrativa em ficção e não ficção
  • A importância da criatividade na escrita
  • A importância da redação criativa no mercado de trabalho
  • Exercício de aquecimento e brainstorming
  • A leitura e a escrita como ferramentas para crescimento pessoal e profissional
  • Leitura reflexiva
  • Leitura estratégica
  • Análise crítica: argumentos-chave e pontos de vista
  • Leitura para networking e aprendizado contínuo
  • Escrita expressiva
  • Como o contexto influencia o escritor
  • Identidade do escritor
  • Autoconhecimento e autoavaliação: objetivos pessoais e profissionais
  • Plano de desenvolvimento contínuo
  • Gêneros textuais
  • Primeira e terceira pessoa
  • Técnicas literárias aplicadas em ficção e não ficção
  • Composição de narrativas
  • Estrutura de histórias (início, meio e fim)
  • Criação de personagens e ambientações
  • Escrita em diferentes estilos: adequação aos objetivos e ao público-alvo
  • Desenvolvimento do olhar crítico
  • Escrita persuasiva e argumentativa
  • Estrutura de argumentos
  • Ensaios e artigos de opinião
  • Técnicas de persuasão e retórica
  • Criação de textos persuasivos: uso de argumentos e persuasão em narrativas
  • Exercício prático
  • O que é storytelling: teoria, fundamentos e conceitos-chave
  • Elementos de uma história
  • Estruturas narrativas inovadoras
  • Estruturas não-lineares: narrativas em múltiplas camadas
  • Psicologia e emoção no Storytelling
  • Aplicação em diferentes mídias e contextos profissionais
  • Estudo de caso
  • A jornada do herói em narrativas e o poder do elemento surpresa
  • Aplicação em diferentes mídias e contextos profissionais
  • Estudo de caso
  • Princípios da escrita para a comunicação corporativa
  • Clareza, objetividade, assertividade e tom de voz na comunicação corporativa
  • E-mails, propostas e relatórios
  • Utilização elementos de ficção e não ficção
  • Construção de histórias: aplicação do storytelling em apresentações, relatórios e documentos corporativos
  • Estudo de caso
  • Exercício prático
  • Redação criativa nas estratégias de marketing
  • Narrativas de sucesso em campanhas publicitárias
  • Conceitos, slogans e conteúdos promocionais
  • Conteúdos informativos
  • Estudo de caso
  • Escrita criativa e tecnologia
  • Práticas de escrita para mídias digitais
  • Equilíbrio entre narrativa e informação
  • Redes sociais e marketing de conteúdo
  • SEO e a escrita para web
  • Estudo de caso
  • O processo de edição e de autoedição
  • Ferramentas de edição
  • Técnicas de revisão específicas para ficção e não ficção
  • Ferramentas de revisão
  • Atividades de revisão de textos variados
  • Exercício prático
  • Desbloqueando o processo criativo
  • Como construir um portfólio diversificado
  • Redes de contatos e oportunidades no mercado
  • Preparação para o mercado de trabalho
  • Construção de projeto a partir da aplicação dos conhecimentos e técnicas aprendidas durante o curso
  • Apresentação dos trabalhos
  • Feedback de cada projeto

Para quem é o curso

O curso é destinado a estudantes, profissionais em início de carreira, que desejem aprimorar e ampliar seus conhecimentos, ou às pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho para atuar na produção de conteúdo criativo em diferentes formatos e plataformas.

Professores

Larisse Alves da Silva

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, atualmente mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Design e cursando MBA em Digital Business. Com mais de 12 anos de experiência em comunicação corporativa, marketing institucional e digital, destaca-se por sua atuação em empresas de grande porte. Nos últimos 8 anos, ocupou posições estratégicas e de liderança, liderando equipes e projetos multidisciplinares, abrangendo áreas como branding, comunicação institucional, digital, cultura, diversidade.

Quem viu este curso se interessou também

Comunicação

Online

Curta! Doc

Comunicação

Presencial

  • 4 aulas

Marketing de conteúdo 4.0

Curso indisponível

Não perca a chance de turbinar sua carreira! Cadastre-se para receber avisos quando as inscrições para o curso estiverem abertas. Estamos ansiosos para tê-lo conosco!

Faça sua inscrição!

Não perca a chance de turbinar sua carreira!