1. Home
  2. »
  3. Cursos Livres
  4. »
  5. ESCRITA CRIATIVA: TECENDO NARRATIVAS

ESCRITA CRIATIVA: TECENDO NARRATIVAS

Importante: É fundamental ressaltar que mudanças de campus poderão ocorrer até a data de confirmação dos cursos. Recomendamos que os alunos se mantenham atentos às comunicações oficiais que são enviados via e-mail, a fim de estarem sempre informados sobre qualquer atualização relacionada ao local das aulas.

Modalidade: Presencial

  • 6 Aulas
  • Campus: Paraíso

Modalidade: Presencial

  • 6 aula(s)
  • Campus: Paraíso
Capturar

R$1.800,00

ou 6x de R$

300,00

  • Dias: Terça e Sexta
  • Horário: 19h00 ás 22h00
  • Carga: 24 horas
  • Faixa Etária: A partir dos 18 anos
  • Modalidade: Presencial

Sobre

O curso de redação criativa tem como objetivo apoiar profissionais, em início de carreira ou que desejam trabalhar com a produção de conteúdo criativo em diferentes formatos e mídias, a desenvolver habilidades de escrita que poderão ser aplicadas em diversos contextos profissionais. Por meio de técnicas, ferramentas e estudo de estruturas narrativas, o curso tem a finalidade de estimular a criatividade e a inovação; encorajar o pensamento criativo na resolução de problemas e na apresentação de ideias em diferentes campos de trabalho. A escrita criativa é uma forma de expressão artística que utiliza a palavra escrita para contar histórias, expressar emoções, explorar ideias e temas de maneira imaginativa e inovadora, dando ênfase à originalidade. Esta é uma habilidade essencial, amplamente valorizada em áreas como marketing, comunicação corporativa, publicidade, relações públicas e mídia.

Datas

11, 14, 18, 21, 25, 28/02 - 07 E 11/03

Todas as datas: 11, 14, 18, 21, 25, 28/02 - 07 E 11/03

programa

  • Dinâmica de apresentação;
  • Conceitos básicos da escrita criativa;
  • Elementos, diferenças e semelhanças entre escrita criativa e técnica;
  • Elementos, diferenças e semelhanças entre ficção e não ficção;
  • Narrativa em ficção e não ficção;
  • A importância da criatividade na escrita;
  • A importância da redação criativa no mercado de trabalho;
  • Exercício de aquecimento e brainstorming;
  • A leitura e a escrita como ferramentas para crescimento pessoal e profissional;
  • Leitura reflexiva;
  • Leitura estratégica;
  • Análise crítica: argumentos-chave e pontos de vista;
  • Leitura para networking e aprendizado contínuo;
  • Escrita expressiva;
  • Como o contexto influencia o escritor;
  • Identidade do escritor;
  • Autoconhecimento e auto avaliação: objetivos pessoais e profissionais;
  • Plano de desenvolvimento contínuo.
  • Gêneros textuais;
  • Primeira e terceira pessoa;
  • Técnicas literárias aplicadas em ficção e não ficção;
  • Composição de narrativas;
  • Estrutura de histórias (início, meio e fim);
  • Criação de personagens e ambientações;
  • Escrita em diferentes estilos: adequação aos objetivos e ao público-alvo;
  • Desenvolvimento do olhar crítico.
  • Escrita persuasiva e argumentativa;
  • Estrutura de argumentos;
  • Ensaios e artigos de opinião;
  • Técnicas de persuasão e retórica;
  • Criação de textos persuasivos: uso de argumentos e persuasão em narrativas;
  • Exercício prático.
  • O que é storytelling: teoria, fundamentos e conceitos-chave;
  • Elementos de uma história;
  • Estruturas narrativas inovadoras;
  • Estruturas não-lineares: narrativas em múltiplas camadas;
  • Psicologia e emoção no Storytelling;
  • Aplicação em diferentes mídias e contextos profissionais;
  • Estudo de caso;
  • A jornada do herói em narrativas e o poder do elemento surpresa;
  • Aplicação em diferentes mídias e contextos profissionais;
  • Estudo de caso.
  • Princípios da escrita para a comunicação corporativa;
  • Clareza, objetividade, assertividade e tom de voz na comunicação corporativa;
  • E-mails, propostas e relatórios;
  • Utilização elementos de ficção e não ficção;
  • Construção de histórias: aplicação do storytelling em apresentações, relatórios e documentos corporativos;
  • Estudo de caso;
  • Exercício prático.
  • Redação criativa nas estratégias de marketing;
  • Narrativas de sucesso em campanhas publicitárias;
  • Conceitos, slogans e conteúdos promocionais;
  • Conteúdos informativos;
  • Estudo de caso.
  • Escrita criativa e tecnologia;
  • Práticas de escrita para mídias digitais;
  • Equilíbrio entre narrativa e informação;
  • Redes sociais e marketing de conteúdo;
  • SEO e a escrita para web;
  • Estudo de caso.
  • O processo de edição e de auto edição;
  • Ferramentas de edição;
  • Técnicas de revisão específicas para ficção e não ficção;
  • Ferramentas de revisão;
  • Atividades de revisão de textos variados;
  • Exercício prático.
  • Desbloqueando o processo criativo;
  • Como construir um portfólio diversificado;
  • Redes de contatos e oportunidades no mercado;
  • Preparação para o mercado de trabalho;
  • Construção de projeto a partir da aplicação dos conhecimentos e técnicas aprendidas durante o curso;
  • Apresentação dos trabalhos;
  • Feedback de cada projeto.

Para quem é o curso

O curso é destinado a estudantes, profissionais em início de carreira, que desejem aprimorar e ampliar seus conhecimentos, ou às pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho para atuar na produção de conteúdo criativo em diferentes formatos e plataformas.

Professores

Larisse Alves da Silva

Larisse Alves é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Atualmente, é mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Design, no Centro Universitário Belas Artes, e cursa MBA em Digital Business.

Possui mais de 12 anos de experiência em comunicação corporativa, marketing institucional e digital, atuando em empresas de grande porte, a exemplo da farmacêutica Aché Laboratórios.

Durante sua trajetória, nos últimos 8 anos, ocupou posições estratégicas e de liderança, como coordenadora de comunicação, à frente de equipes e projetos multidisciplinares, relacionados a temas como: posicionamento de marca (branding), plano estratégico de comunicação institucional, comunicação externa, marca empregadora, projetos em digital, cultura e engajamento, ESG, diversidade, gestão de pessoas, entre outros.

Quem viu este curso se interessou também

Avise-me

Não perca a chance de turbinar sua carreira! Cadastre-se para receber avisos quando as inscrições para o curso estiverem abertas. Estamos ansiosos para tê-lo conosco!

Faça sua inscrição!

Não perca a chance de turbinar sua carreira!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?