Nesta primeira aula vamos fazer uma viagem para a questão inicial da nomeação;
“Por que nomeamos coisas?”
E a ponte com a consequente questão;
“Por que que existem nomes de marcas?”
Seguindo do conceito histórico, vamos abordar o papel do Naming no reconhecimento de marca. Finalizamos com cases de grandes marcas, e já avisamos que nem todos foram amor à primeira vista.
→ PRÁTICA
● Separação dos grupos
● Ideação inicial: Os alunos vão pensar e debater sobre qual marca poderia se beneficiar de um projeto de Naming desenvolvido por eles. (Idealmente esta marca seria um projeto real de um pequeno empreendedor que não teria possibilidade financeira de contratar um projeto de agência; cada grupo escolherá uma marca distinta).
O que é, para que serve e como fazer o Naming Brief, definindo conceitos desejáveis e indesejáveis, público de interesse da marca, dinâmicas e metodologias para definir atributos principais que serão contemplados no processo de nomeação.
→ PRÁTICA : Preenchendo o Naming Brief.
Definindo territórios de nomeação, abordagem nominativa, processos de ideação e ideias de dinâmicas para estimular a criatividade e geração novos nomes - qualidade pela quantidade.
→ PRÁTICA: Brainstorm de nomes + Long list
Exemplos reais de nomes que não fizeram as validações corretas e pagaram o pato.
O que torna um nome bom?
Validação: Chaos check, apelidos infames, INPI, social media, domínios, sonoridade, pronúncia,
grafia, cacofonia… (Tudo que precisamos verificar e validar para garantir a viabilidade dos Nomes
escolhidos.)
→ PRÁTICA: Short list + validação dos nomes
A apresentação pode garantir o sucesso ou fracasso de um projeto de Naming. Nesta aula vamos abordar ideias criativas e formatos estratégicos para apresentações, além de abordarmos o que não pode faltar.
● Apresentação do projeto final dos grupos
● Avaliação/feedback
Estrategista de marca e designer d’O Cérebro, agência de Branding e Naming com 4 pilares teórico-metodológicos: Neurociência, Psicologia, Antropologia e Semiótica. Designer. Atuação em desenvolvimento e gestão de marcas - estratégia, pesquisa qualitativa de mercado e desdobramentos. Experiência em construção de marcas pessoais e empresariais com áreas de atuação diversas como Saúde, Beleza, Moda, Comunicação e Projetos Sociais.
Fundadora, Head de Concept e Direção de Arte na agência O Cérebro, de Branding e Naming com base em 4 pilares teórico-metodológicos: Neurociência, Psicologia, Antropologia e Semiótica. Mestre em Psicologia Social, especialista em Branding. Mais de 10 anos de atuação em desenvolvimento e gestão de marcas. Autora do livro “Enlatados” (2014). Professora e Palestrante. Co-host do Podcast O Neurônio. Colunista do Portal Share.
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