Pesquisar
Close this search box.
  1. Home
  2. »
  3. Cursos Livres
  4. »
  5. PRÁTICA WORDPLAY – FAZENDO NAMING COM O CÉREBRO

PRÁTICA WORDPLAY – FAZENDO NAMING COM O CÉREBRO

Modalidade: Presencial

  • 6 Aulas
  • Campus: Paraíso

Modalidade: Presencial

  • 6 aulas
  • Campus: Paraíso
Capturar

R$1100

ou 6x de R$

183,33

  • Dias: Segunda, Quarta e Sexta-feira
  • Horário: 16h00 às 18h00
  • Carga: 14 horas
  • Modalidade: Presencial

Sobre

O curso é voltado para pessoas cursando ou formadas na área da Comunicação com interesse em conhecer e se aprofundar na área de Brand Naming (nomeação de marcas). Também pode ser um grande alicerce para quem tem interesse em migrar para esta área que possui ampla demanda no mercado. O objetivo é capacitar o aluno, provendo ferramentas e metodologias ágeis, validadas no mercado e customizáveis de acordo com a demanda para atuar nesta carreira que une a lógica com a criatividade e estratégia. Ao final do curso, o aluno terá a capacidade de aplicar a metodologia por conta própria, em projetos reais, tendo passado por uma experiência assistida e analisada de Naming do começo ao fim.

programa

Nesta primeira aula vamos fazer uma viagem para a questão inicial da nomeação;

“Por que nomeamos coisas?”

E a ponte com a consequente questão;

“Por que que existem nomes de marcas?”

Seguindo do conceito histórico, vamos abordar o papel do Naming no reconhecimento de marca. Finalizamos com cases de grandes marcas, e já avisamos que nem todos foram amor à primeira vista.

→ PRÁTICA
● Separação dos grupos
● Ideação inicial: Os alunos vão pensar e debater sobre qual marca poderia se beneficiar de um projeto de Naming desenvolvido por eles. (Idealmente esta marca seria um projeto real de um pequeno empreendedor que não teria possibilidade financeira de contratar um projeto de agência; cada grupo escolherá uma marca distinta).

 

O que é, para que serve e como fazer o Naming Brief, definindo conceitos desejáveis e indesejáveis, público de interesse da marca, dinâmicas e metodologias para definir atributos principais que serão contemplados no processo de nomeação.

→ PRÁTICA : Preenchendo o Naming Brief.

Definindo territórios de nomeação, abordagem nominativa, processos de ideação e ideias de dinâmicas para estimular a criatividade e geração novos nomes - qualidade pela quantidade.

→ PRÁTICA: Brainstorm de nomes + Long list

Exemplos reais de nomes que não fizeram as validações corretas e pagaram o pato.

O que torna um nome bom?

Validação: Chaos check, apelidos infames, INPI, social media, domínios, sonoridade, pronúncia,
grafia, cacofonia… (Tudo que precisamos verificar e validar para garantir a viabilidade dos Nomes
escolhidos.)

→ PRÁTICA: Short list + validação dos nomes

 

A apresentação pode garantir o sucesso ou fracasso de um projeto de Naming. Nesta aula vamos abordar ideias criativas e formatos estratégicos para apresentações, além de abordarmos o que não pode faltar.

 

● Apresentação do projeto final dos grupos
● Avaliação/feedback

Para quem é o curso

Pessoas cursando ou formadas na área da Comunicação com interesse em conhecer ou se aprofundar na área de Brand Naming (nomeação de marcas, produtos ou serviços).

Professores

Heloísa Nagaya

Estrategista de marca e designer d’O Cérebro, agência de Branding e Naming com 4 pilares teórico-metodológicos: Neurociência, Psicologia, Antropologia e Semiótica. Designer. Atuação em desenvolvimento e gestão de marcas - estratégia, pesquisa qualitativa de mercado e desdobramentos. Experiência em construção de marcas pessoais e empresariais com áreas de atuação diversas como Saúde, Beleza, Moda, Comunicação e Projetos Sociais.

Pip Seger


Fundadora, Head de Concept e Direção de Arte na agência O Cérebro, de Branding e Naming com base em 4 pilares teórico-metodológicos: Neurociência, Psicologia, Antropologia e Semiótica. Mestre em Psicologia Social, especialista em Branding. Mais de 10 anos de atuação em desenvolvimento e gestão de marcas. Autora do livro “Enlatados” (2014). Professora e Palestrante. Co-host do Podcast O Neurônio. Colunista do Portal Share.

Quem viu este curso se interessou também

Comunicação

Presencial

  • 5 aulas

CX EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Comunicação

Online

Curta! Doc

Comunicação

Online

Be Creative

Comunicação

Presencial

  • 4 aulas

Marketing de conteúdo 4.0

Curso indisponível

Não perca a chance de turbinar sua carreira! Cadastre-se para receber avisos quando as inscrições para o curso estiverem abertas. Estamos ansiosos para tê-lo conosco!

Faça sua inscrição!

Não perca a chance de turbinar sua carreira!