Mais que um conjunto de ferramentas e frameworks, o Design consiste em considerar questões técnicas, cognitivas e emocionais na condução de projetos que criem produtos e/ou serviços. Por isso, é importante que, em equipes de Design, haja uma conexão pessoal e este será o principal tema dessa primeira aula.
Assim, além de proporcionar um primeiro contato saudável entre os participantes, esse momento permitirá um contato teórico com o Design, estando organizada da seguinte maneira:
• Apresentação pessoal;
• História e definição de design;
• Inovação e seus conceitos econômicos;
• As definições de “Serviço”;
• Empatia, colaboração e experimentação: reflexões introdutórias; • O Design Thinking;
• Conceitos básicos de Design de Serviço;
• Os designs (UX Design, CX Design, EX Design, Meta design etc.);
• Lógica Serviço-Dominante, uma inovação na relação de consumo?
Voltado à pesquisa em Design, esse será o momento em que serão abordadas as possibilidades de pesquisa em Design. Por se tratar do momento do projeto em que o usuário deve ser conhecido, algumas soft skills serão desenvolvidas. Assim, temas como escuta ativa, preconceito linguístico, análise de discurso entre outros ganharão espaço a partir dos seguintes temas:
• Ciclo de vida do usuário;
• Conhecendo o contexto do serviço;
• Ferramentas de diagnóstico;
• A entrevista em profundidade e seus desafios;
• Desk research, Sombra, Cliente oculto e demais ferramentas;
• Jornadas, dores e oportunidades;
• Insights;
• Organizando os dados
• Prática de projeto.
Nessa aula, ganha corpo a criatividade. Todo o insumo capturado pela pesquisa deverá ser combustível para as ideias e esse processo deve contar com o trabalho colaborativo, o que traz desafios à equipe, uma vez que o debate de ideias e a cooperação devem estar presentes a todo o tempo. Os temas da aula serão:
• Ideação;
• Facilitação: uma introdução;
• Criando um ambiente propício à cocriação;
• Momentos de uma sessão de cocriação;
• Ferramentas de geração de ideia;
• O que fazer com as ideias geradas?
• Prática de projeto.
Uma vez que a solução foi imaginada pela equipe, é necessário que se construam modelos que tornem a solução palpável e passível de avaliação, seja pelos usuários ou pelos contratantes. Esse é o momento em que a ideia começa a ganhar vida e, para tanto, serão vistos os seguintes tópicos:
• Definição de protótipo;
• Tipos de protótipo;
• Elaborando um protótipo;
• Testando;
• O erro como parte do processo;
• O que aprendemos com um protótipo?
• Prática de projeto.
A narrativa de um projeto é tão importante quanto o seu desenvolvimento. Saber como contar uma história prendendo a atenção de sua audiência pode ser a diferença entre uma reunião frustrante e um projeto aprovado. Os temas abordados serão:
• Apresentando um projeto;
• Construção da narrativa e o pitch;
• Apresentação prática;
• O Design de Serviço e suas questões éticas;
• Encerramento.
Bruno, historiador e mestre em História Econômica, trouxe sua paixão por pesquisa para o campo da inovação nos últimos seis anos. Como Head de Educação na Livework, líder em design de serviços no Brasil, ele desenvolve conteúdo inovador enquanto leciona para futuros designers de serviço.
Campus Paraíso:
Rua Estela, 64 – SP
Campus Vila Mariana:
Rua Dr. Alvaro Alvim, 90 – SP
Campus Shop. Cidade Jardim:
Av. Magalhães de Castro, 12.000 – SP
1925 – 2024 © CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Não perca a chance de turbinar sua carreira!