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MODA E SOCIEDADE – TRAÇÃO, TENSÃO E EMOÇÃO

Modalidade: Presencial

  • 3 Aulas
  • Campus: Shop. Cidade Jardim

Modalidade: Presencial

  • 3 aula(s)
  • Campus: Shop. Cidade Jardim

R$990

ou 6x de R$

165

  • Dias: Sábados
  • Horário: 10h00 às 13h00
  • Carga: 9 horas
  • Faixa Etária: A partir dos 18 anos
  • Modalidade: Presencial

Sobre

Este curso inovador convida criativos e profissionais da moda a explorar a moda sob uma lente sociológica. Baseando-se em teorias como as de Bourdieu e Morace, o programa analisa como as tensões sociais, avanços tecnológicos e mudanças geracionais moldam as tendências de consumo e expressão. Aborda casos nacionais que refletem combates globais contra discriminações como etarismo, gordofobia e transfobia, mostrando suas influências nas coleções de moda, no varejo e em outras áreas criativas. Ideal para quem busca integrar insights sociológicos à prática criativa na moda.

programa

Moda e impacto ambiental/social.

Despertar para o impacto ambiental do consumo; tracking da produção ao descarte;
movimentos sociais ligados ao ativismo (Fashion Revolution Brasil, Modefica, atrapo). A ascensão da “cultura de brechó”; second hand, economia circular, economia criativa e customizações. O consumo restrito e a ascensão de modelos de negócios de roupas e decoração usados (ZZ Mall, PopPlus, Peça Rara)

Experiências sensoriais e significativas. Busca de significado, sentidos, originalidade e consciência. Contato com a natureza, o handmade e resgate da cultural local. Moda como ativismo: reafirmação dos povos originários, da cultura negra, dos diferentes corpos e identidades.

As pautas identitárias e a periferia; novos criadores e novos consumidores. A moda como expressão das identidades.
A moda como ativismo político. Plus size, body positive, a-gender, anti-age, pautas identitárias.

Para quem é o curso

O curso se destina a todos os criativos/criadores que desejam desenvolver uma leitura sociológica de tendências como subsídios para sua criação/atual profissional. Entendendo que a sociedade manifesta num conjunto de indicadores a emergência de tendências de forma multidisciplinar (arte, comportamento, política, economia, ciência, cultura), nosso objetivo é demonstrar esse método de pesquisa e suas manifestações.

Professores

Daniela Atalla da Silva Ramos

Esta profissional é pesquisadora em Sociologia do Consumo, sendo formada em Sociologia e Publicidade. Sua especialização concentra-se em conteúdo nas áreas de Marketing Digital, Cultura e Comportamento do Consumidor. Além disso, possui experiência como instrutora, tendo ministrado aulas sobre Cool Hunting em cursos livres.

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