MODALIDADE PRESENCIAL
- O seu curso será ministrado em aulas PRESENCIAIS, nos dias e horários divulgados para o curso nas unidades disponíveis e informadas mediante confirmação e alcance de quórum mínimo para a realização.
INFORMAÇÕES
Dias: Segunda à Sexta
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 15 horas
Unidade: São Paulo – Shopping Cidade Jardim
Número de Parcelas: 06 vezes
OBJETIVO
O curso instruirá o aluno sobre questões fundamentais da gestão de escritórios de projetos e obras, considerando desde uma visão ampla de gerenciamento do conjunto até a capacitação da equipe, ferramentas de trabalho, organização dos processos internos, divulgação dos trabalhos, captação do cliente, custos, precificação dos serviços, a sustentabilidade do negócio e referências de escritórios nacionais e internacionais.
PÚBLICO
Arquitetos e Urbanistas, Designers de Interiores, Engenheiros Civis e interessados em ampliar conhecimentos a respeito de gerenciamento de escritórios de projetos e obras.
PROGRAMA
Aula 1: O mercado profissional e as obrigações legais
- Apresentação;
- Empreender ou trabalhar em um escritório: as oportunidades e desafios de cada opção;
- Estrutura legal (tipos de empresa, enquadramentos fiscal e de atividades);
- Propostas, contratos e registro de produção intelectual;
- Regulamentação profissional, conselhos, institutos e associações;
- Estrutura básica de um escritório (Física e TI);
- Quanto custa abrir um escritório;
- Gerenciamento de produção;
- Montando seu negócio – proposta de valor;
Aula 2: Plano de Negócio
- Segmentos de atuação;
- Estratégia de rentabilidade por meio de especialização;
- Atribuições do titular;
- Defendendo o valor do projeto;
- Vendendo seu projeto;
- Estudo de viabilidade do negócio (Custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, estudo de viabilidade);
- Determinação do custo hora/profissional;
- Calculando preço de venda;
- Gestão de contratos;
- Gerenciamento de gastos;
- Ferramentas e aplicativos;
Aula 3: Organização do trabalho
- Agentes e Hierarquia;
- Fluxograma de trabalho em escritórios de arquitetura e design de interiores;
- Planejamento individual;
- Coordenação e planejamento de equipe;
- Organização de tempo (métodos e ferramentas);
- Planejamento de projetos;
- Softwares aplicados à gestão de escritórios;
- Organização da informação;
- Documentação de atividades;
- Baixa de responsabilidade técnica;
Aula 4: Marketing de projetos
- Produção de obras e fotografia profissional;
- Branding / Naming – construção de marcas para arquitetura e design de interiores;
- Sites – conteúdo, estrutura e mecanismos de sites profissionais;
- Escritórios nacionais;
- Escritórios estrangeiros;
- Redes sociais – levando o público para seu site;
- Networking – Divulgação por meio de contatos profissionais, eventos, etc…
Aula 5: Ferramentas de trabalho
- Histórico e evolução das formas de trabalhar;
- Plataformas de trabalho – cad, 3D, BIM;
- Softwares cad;
- Softwares 3D;
- Softwares de renderização;
- BIM – Building Information Modeling;
- Características e exemplos de softwares BIM;
- Softwares de apresentação;
- Sofwares para opio a obras;
- Softwares de gestão de projetos;
- Cases de estudo;
- Escritórios de referência nacionais e internacionais;
- Sites de referência;
PROFESSORES
GUSTAVO RAMALHO MENDES GARRIDO
Formado arquiteto e urbanista pela FAUUSP em 2003, pós em Desenvolvimento Imobiliário pela FUPAM, diretor administrativo da ABAP (associação brasileira de arquitetos Paisagistas) e proprietário da ARCHSCAPE.
FERNANDA MENEZES
Formada em arquitetura e urbanismo pela UNITAU em 2011, pós graduada em Design de Interiores pela FAAP, docente da pós-graduação em Design de Interiores da FAAP-SJC é arquiteta associada na ARCHSCAPE.