GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES – 06, 07, 08, 09 e 10/06

R$1.100,00

Compartilhe:

MODALIDADE PRESENCIAL

  • O seu curso será ministrado em aulas PRESENCIAIS,  nos dias e horários divulgados para o curso nas unidades disponíveis e informadas mediante confirmação e alcance de quórum mínimo para a realização.

INFORMAÇÕES

Dias: Segunda à Sexta
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 15 horas
Unidade: São Paulo – Shopping Cidade Jardim
Número de Parcelas: 06 vezes


OBJETIVO

O curso instruirá o aluno sobre questões fundamentais da gestão de escritórios de projetos e obras, considerando desde uma visão ampla de gerenciamento do conjunto até a capacitação da equipe, ferramentas de trabalho, organização dos processos internos, divulgação dos trabalhos, captação do cliente, custos, precificação dos serviços, a sustentabilidade do negócio e referências de escritórios nacionais e internacionais.


PÚBLICO

Arquitetos e Urbanistas, Designers de Interiores, Engenheiros Civis e interessados em ampliar conhecimentos a respeito de gerenciamento de escritórios de projetos e obras.


PROGRAMA

Aula 1: O mercado profissional e as obrigações legais

  • Apresentação;
  • Empreender ou trabalhar em um escritório: as oportunidades e desafios de cada opção;
  • Estrutura legal (tipos de empresa, enquadramentos fiscal e de atividades);
  • Propostas, contratos e registro de produção intelectual;
  • Regulamentação profissional, conselhos, institutos e associações;
  • Estrutura básica de um escritório (Física e TI);
  • Quanto custa abrir um escritório;
  • Gerenciamento de produção;
  • Montando seu negócio – proposta de valor;

Aula 2: Plano de Negócio

  • Segmentos de atuação;
  • Estratégia de rentabilidade por meio de especialização;
  • Atribuições do titular;
  • Defendendo o valor do projeto;
  • Vendendo seu projeto;
  • Estudo de viabilidade do negócio (Custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, estudo de viabilidade);
  • Determinação do custo hora/profissional;
  • Calculando preço de venda;
  • Gestão de contratos;
  • Gerenciamento de gastos;
  • Ferramentas e aplicativos;

Aula 3: Organização do trabalho

  • Agentes e Hierarquia;
  • Fluxograma de trabalho em escritórios de arquitetura e design de interiores;
  • Planejamento individual;
  • Coordenação e planejamento de equipe;
  • Organização de tempo (métodos e ferramentas);
  • Planejamento de projetos;
  • Softwares aplicados à gestão de escritórios;
  • Organização da informação;
  • Documentação de atividades;
  • Baixa de responsabilidade técnica;

Aula 4: Marketing de projetos

  • Produção de obras e fotografia profissional;
  • Branding / Naming – construção de marcas para arquitetura e design de interiores;
  • Sites – conteúdo, estrutura e mecanismos de sites profissionais;
  • Escritórios nacionais;
  • Escritórios estrangeiros;
  • Redes sociais – levando o público para seu site;
  • Networking – Divulgação por meio de contatos profissionais, eventos, etc…

Aula 5: Ferramentas de trabalho

  • Histórico e evolução das formas de trabalhar;
  • Plataformas de trabalho – cad, 3D, BIM;
  • Softwares cad;
  • Softwares 3D;
  • Softwares de renderização;
  • BIM – Building Information Modeling;
  • Características e exemplos de softwares BIM;
  • Softwares de apresentação;
  • Sofwares para opio a obras;
  • Softwares de gestão de projetos;
  • Cases de estudo;
  • Escritórios de referência nacionais e internacionais;
  • Sites de referência;

PROFESSORES
GUSTAVO RAMALHO MENDES GARRIDO

Formado arquiteto e urbanista pela FAUUSP em 2003, pós em Desenvolvimento Imobiliário pela FUPAM, diretor administrativo da ABAP (associação brasileira de arquitetos Paisagistas) e proprietário da ARCHSCAPE.

FERNANDA MENEZES

Formada em arquitetura e urbanismo pela UNITAU em 2011, pós graduada em Design de Interiores pela FAAP,  docente da pós-graduação em Design de Interiores da FAAP-SJC  é arquiteta associada na ARCHSCAPE.


MasterCard   Visa    Boleto Bancário

 

Informação adicional

Professores

Gustavo Garrido e Fernanda Menezes